quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

consulta dos 2 meses

ontem fomos ao pediatra, à consulta dos dois meses. estava marcada para dia 8 de fevereiro mas com esta saga do peso (vou deixar de lhe chamar isso e já vão perceber porquê), o médico quis adiantar a consulta para mais cedo.
importa referir já que a meio da tarde deu-me uma enxaqueca brutal, daquelas de tonturas horríveis e violentíssimas, náuseas, só não vieram vómitos. ao princípio ainda achei que era uma quebra de tensão, mas tinha almoçado, por isso, só podiam mesmo ser estas gajas de volta para me atormentar. e estar sozinha com ele, a dar de mamar e achar que ia baicar a qualquer momento, quase desesperada, foi um filme de terror. a sério, não estou a exagerar. uma coisa é estar sozinha e apenas responsável por mim, outra coisa BEM DIFERENTE, é estar com o piolho ao colo e achar que vou desmaiar no segundo seguinte.
o marido voltou a tempo e horas para a consulta, foi a salvação. fui, arrastada encosta acima, mas só queria mesmo era dormir e fechar-me num casulo.
a consulta correu muito bem, o médico é bem disposto e calmo. nós também somos pais porreiros, nada aflitos e melgas. quase não temos perguntas e dúvidas para lhe colocar.
falámos das vacinas, da evolução do peso e altura, dos mini sinais junto aos testículos - que vão desaparecer até aos 9 meses um, e até aos 18 meses, outro (são diferentes), da boa disposição do rapaz e das suas habilidades. uma das quais ele prontamente mostrou, ao regar a marquesa e a balança assim que se apanhou nu. eh mijão!
o pai ainda perguntou se deviamos correr para o hospital quando ele tiver febre; o médico sorriu e calmamente respondeu que podia correr... de uma divisão da casa para a outra! é espirituoso, o senhor.
 
vamos então aos números:
 
peso - 4.270kg
comprimento - 57.5cm
 
eu ia convencida que ele me ia sugerir começar a dar suplemento, mas ao constatar que continua na mesma curva de peso - percentil 10 - manteve a minha/nossa opção. contiuamos só com amamentação. e eu fiquei tão aliviada. continuo a ser suficiente para o bezerro, continuo a ser eu a única responsável pela alimentação do rapaz. que bom!
 
para terminar o dia, o marido deixou-me dormir assim que chegámos a casa, fez um empadão maravilhoso para o jantar, daqueles com carne estufada e puré verdadeiro, limpou e arrumou a cozinha e ainda tomou conta do baby, para eu continuar a dormir depois de jantar. foi a salvação da minha cabeça.
 
that's why evereday i love you more and more...

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

cotão

o pai acumula cotão no umbigo.
o filho acumula cotão no meio dos dedos das mãos.
e eu não participo nesta festa.

sábado, 26 de janeiro de 2013

saudades

hoje, antes de adormecer para uma sesta de duas horas, tive umas saudades (pequeninas) da minha-tua-nossa barriga.

bolçar

e assim de repente está há um dia sem bolçar! clap clap clap! hurray! yupiiii! e todos os barulhos de celebração.
é tão mais fácil e cheiroso não ter as fraldas ensopadas, a roupa húmida, o stock de babetes a desaparecer constantemente, os lençóis a ficarem manchados.
estranhamente também deixou de quer arrotar sentado. não sei se as duas coisas estão interligadas, mas não me importo nada! assim, pode ser que comece a ganhar mais peso, já que não deita fora metade do que come.
se isto for um sintoma de 'estamos a crescer', bora lá!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

não há rabugices no horizonte, nem febre. dormimos uma sesta a seguir ao almoço, nem ouvimos a avó a bater à porta. sestas a seguir ao almoço nunca foi o meu forte, eu sou mais antes de jantar.
o baby dormiu ainda mais e agora acabou de jantar-mamar e ferrou. nem percebi se comeu como deve ser, pura e simplesmente aterrou.
nós vamos aproveitar e festejar a dois estes dois meses de família.

felicidário #1


descobri este projecto no início do ano e por isso vou gravar os dias 23 deste ano com estas imagens.
isto não é para maiores de 65, é para todos!

2M


+ abre muito os olhos, que são dois faróis bem atentos ao mundo
+ gradualmente tem vindo a deixar de bolçar, vá, vamos ser honestos, a bolçar menos, quer em quantidade, quer em qualidade
+ sorri muito
+ já reconhece claramente a mãe e o pai
+ adormece sozinho na espreguiçadeira, onde passa cada vez mais tempo durante o dia
+ para adormecer gosta de ter a fralda por cima da cara, quase-a-sufocar como acha a avó, mas a verdade é que se sente aconchegado {truque experimentado pela mãe que se inspirou nos amigos banhas}
+ começou a ligar a bonecos, abraçando e mordendo os novos amiguinhos, principalmente na hora de adormecer
+ descobriu as mãos, que são dois acessórios ainda mal controlados mas com grande potencial, não é?

vacinas

lá fomos hoje, família feliz, levar o baby às vacinas dos dois meses.
até se riu e tal e achou tudo curioso até a enfermeira lhe espetar duas seringas, uma em cada perna. de cada vez abriu a goela, gritou a bom gritar, os olhos encheram-se de lágrimas e fez uma cara do tipo ' o que é que me estão a fazeeerrrrr?'. mas com os mimos da mãe e do pai, calou-se rapidamente e adormeceu.
temos um santo ou quê?
quando o vi magoado, saiu-me um 'não fui eu (que te magoei)!', ao que a enfermeira simpática responde com um sorriso 'mas foi você que o trouxe'. toma, bolacha!

o que eu gosto do pequeno almoço

há dois meses atrás, a esta hora, estava a perguntar à enfermeira se podia tomar o pequeno almoço. tive que imaginar quero soro era um galão + torradas.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

despe, veste, despe, veste

andamos numa saga de pesa e volta a pesar há cerca de duas semanas.
o que no início parecia um bom arranque, já que ele recuperou e ganho peso na primeira semana, está agora a tornar-se numa lenta caminhada. não, não é dramático, nem pouco mais ou menos, mas que está a ocupar-me a cabeça demasiado tempo, está.
ter que o despir e pesar todas as 3ª e 6ªfeiras está a custar-me, está frio p'ra caraças e o bezerro farta-se de reclamar. pudera! se eu não me sento na sanita no inverno porque o tampo está frio, imagino ficar nuinha numa balança... xiça!
mas pronto, eu já derrotada a achar que era hoje que o pediatra me ia mandar dar suplemento e já me safei mais 3 dias, até 6ªfeira. aí, volta a pesar e volta a ligar para saber de nossa justiça.
amanhã faz dois meses e tem exactamente mais um quilo.
com preserverança, venceremos... a ver.
 
ps: o que é facto é que nos últimos dois dias ele tem chorado, um choro diferente, que me faz pensar que é fome. mas depois de o pegamos ao colo e embalamos, ele acaba por adormecer. é manha? ou é mesmo fome e o sono leva a melhor?

café

beber um café a seguir ao almoço, num dia em que não saio de casa por causa da chuva, ainda não tomei banho e tenho vergonha de dizer a que horas tirei o pijama, engana-me durante uns minutos e dá-me a sensação que estou com uma vida normal de pessoa adulta.

3ªfeira de manhã

e é isto:
dançar e cantar a dois na sala a uma 3ª feira de manhã, curiosamente os dois embrulhados em cor de estrunfe, o meu robe e a manta dele. e há risos, rodopios e uma voz constipada a cantar deolinda e adele.

domingo, 20 de janeiro de 2013

o silêncio numa manhã de domingo

e de repente não há pássaros a cantar, não há aviões a descolar, não há vizinhos a iniciar o dia, não há vento e não há chuva.
o baby está a dormir e o marido já saiu a caminho da segunda jornada do campeonato, desta vez no porto.
enrolada no robe, no xaile, no edredon e num livro - o mestre de petersburgo de j. m. coetzee- de repente estou em silencio absoluto. e isto vale ouro.

sábado, 19 de janeiro de 2013

90 anos

e no dia dos 90 anos da bisavó, para além de um almoço familiar com um bolo de aniversário verdadeiro e muito bom, fomos brindados com uma série de novidades:
* às duas da manhã, não contente com o facto de já me ter sujado o pijama com um bolçado que me inundou a manga esquerda, ao mudar a fralda um jacto amarelo, líquido e mortífero, saiu disparado para mim e acertou nos lençóis e capa de edredon. a minha reacção? uma asneira bem sonora e um encontrão ao marido, que ressonava bem alto! depois foi esfregar tudo com toalhitas para minimizar os estragos e tentar dormir numa zona húmida. vá lá que não se sujou a ele e ainda não cheira mal!
* como as mãos agora são objectos dinâmicos para esfregar a cara e levar à boca, temos os primeiros arranhões com direito a sangue. fica ainda mais bonito, já não bastavam as borbulhas vermelhas que teimam em salpicar-lhe a cara;
* deu-lhe para choramingar a seguir a seguir a comer, ainda estou para perceber se é fome ou manha por gostar de chuchar.

e é tudo. são 5:20h da manhã e está um temporal lá fora. e dói-me a garganta e tenho fome. afinal ainda não era tudo...

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

noite rápida+1º banho

não sei se foi do copo de vinho ontem, confesso que foi um bocadinho mais que um só copo, não sei se foi do barulho do restaurante, se foi só coincidência, mas o bezerro dormiu menos hoje. a noite foi muito curta para mim, que alapei no sofá durante a último jogo dos playoffs, logo o da minha equipa. mas é mais forte que eu: tenho que aproveitar que o marido está em casa e dormir umas horas no sofá, antes de nos mudarmos para a cama. faz parte das minhas reservas de energia para aguentar a última mamada da noite e a primeira da manhã. ontem custou-me TANTO mas TANTO levantar do sofá, até fiz birra e pedi encarecidamente mais 5 minutos, por favor. os olhos estavam coladissímos e o corpo pesado como tudo, bolas...
 
dei o primeiro banho completo sozinha, depois de expulsar o marido porta fora. correu muito bem. yes, i can!
 
de manhã até agora mal pregou olho e está meio rabujas. claro que ao colo ia adormecer logo, mas eu sou forte e consegui que adormecesse na espreguiçadeira, depois de muito abano+fralda a tapar a cara+chucha na boca+mantinha quentinha. claro que com isto chegou quase a hora de mamar novamente, mas vou deixá-lo dormir mais um bocado, acho eu.
 
já enviei a fotografia ao pediatra com as borbulhas que tanto incomodam o pai mas que a mim não me chateiam. eu acho que são daquelas que já têm aparecido e que vão à vida delas no espaço de 24-48h. se bem que estas estão por cá há mais tempo. e, sim, ele fica esquisito com tantos pontos vermelhos na zona da boca. é esperar pela resposta.
 
de manhã, com a rabugice de ter dormido depressa controlei-me para não comer nutella ou qualquer outra fonte de apoio emocianal, mas estive a papar a red carpet dos golden globes e a encher o olho com vestidos+brilhos+gente gira. tv trash and so what???
 
beeemm, eu a dizer que ele ia dormir mais, qual quê, que nem um relógio suiço. o baby acordou e eu vou ali e já venho.

sábado, 12 de janeiro de 2013

descobriu a mão

e esteve a olhar para ela - a direita - uns bons 10-15 minutos, enquanto entortava os olhos e nos fazia rir com o seu ar muito sério, de sobrolho franzido {claro!}, como quem diz: «eh lecas, tenho aqui uma coisa que parece que sou que mando nela. eu digo levanta e ela levanta. eu digo aproxima-te dos meus olhos e faz-me ficar vesgo e ela aproxima-se e faz-me ficar vesgo, o que põe toda a gente a rir. eh lecas, o jeitão que isto me vai dar!»

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

sms

el rei d.joão I anunciou a sua chegada ao mundo hoje às 9h22. correu tudo mais que bem.
viva o rei!!!

«que seja um dia que traga muitas memórias felizes :) beijo de boa sorte! e mesmo que avassalador tenta aproveitar ao máximo o momento. benvindo ao mundo joão! que sejas sempre e muito feliz! muitos parabéns aos papis :)»
 
«parabénsssss!! :D aproveita o momento joaninha e depois não te esqueças de partilhar momentos fotográficos. beijinhos grande para o rei e para os papás babados»
 
«oh que alegria máxima... em meu nome e dos rapazes aqui do sítio, mandamos muitos beijinhos de parabéns para a super mãe, para o pai e para o joãozão! beijnhos»
 
«viva o rei!!! um beijinho aos pais...»
 
«viva o rei e suas altezas reais os pais! d. joão, tenha paciência, os paizinhos vão tentar não importunar muito ;) beijinhos miúda»

«viva el rei!!! e viva a mãe dele!!! parabéns ao paique também ajudou um bocadinho. muitos parabéns a todos, as maiores felicidades para a família alargada. beijos b, m e g»

«estou muito feliz com a chegada do pequeno joão. parabéns joana e diogo. beijo.»

«viva el-rei d. joão. muitos parabéns aos pais. beijos grandes»

«lindo. já vi a foto que a maria me enviou. muitos parabéns. bem vindo el rei d.joão I. beijos. tia bela»

«parabéns e vida longa para o joãozinho, um beijo tia a»

«fantástico! benvindo querido menino!»

«parabéns mummy!!!! your life has changed :) congratulations, good luck and call me whenever you need :D!!! beijos»

algumas das mensagens recebemos. ainda faltam as do telefone do pai. vou à caça delas.
 

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

por já estar a pensar nisto há uns tempos, por ter vontade de voltar a estas lides, por querer memorizar tudo e tudo e tudo do que se vai passando, para aprender com os erros e com as coisas bem feitas, para ele {e nós} mais tarde se rir com as peripécias dos primeiros tempos, inicio hoje {já atrasada} este registo.
o objectivo é retratar o primeiro ano e a ideia foi inspirada nos livros que os meus tios fizeram para os meus primos e que há pouco tempo foram revelados. estava lá tudo: as notas e os cartões da escola, os treinos de futebol, as asneiras e os disparates, os castigos, as festas de anos e as primeiras palavras, todas as etapas mais importantes da vida deles, para sempre guardadas num livro encadernado à antiga, na prisão de coimbra, curiosamente.
adorei a ideia, tinha a cara da minha tia, all over it. e pensei logo «também quero!».
a minha mãe guardou alguns desenhos e postais de natal e aniversários, temos muitos albuns de fotografias, principalmente dos primeiros anos, mas registos escritos, tipo diário não. o que eu quero é uma cronologia, que de forma engraçada e descontraída, relate a evolução deste mini ser, desta família e de nós como pais.
 
vou tentar criar rubricas semanais, vá mensais, com os resumos da coisa, para facilitar a organização e posterior leitura {inspirada nisto} e celebrar cada mês com uma fotografia deste género. e queria muito que ficasse do género disto.
 
e porque «BOM DIA!» é, muito provavelmente, a minha expressão preferida, decidi que era o nome apropriado para esta vontade.
boa viagem e muitos, todos e sempre «BOM DIA!».
 
 

1M


+ é calminho
+ dorme muito, incluindo a noite toda {desde que viemos para casa é assim}
+ já tem os horários definidos: 4h de dia e 6h à noite
+ faz pouco barulho, a maior parte do tempo não se dá por ele
+ bolça sempre que come, molha-se, molha-nos e deita metade da refeição fora... que desperdício!
+ todos dizem que é parecido com o pai
+ tem os dedos compridos
+ adora tomar banho, fica super calmo e zen a boiar na água quentinha
+ gosta de chucha