desde que descobriu que temos um parque infantil à porta de casa, todos os dias é uma negociata quando nos aproximamos da porta do prédio.
quando está melhor tempo, temos ido até ao parque. adora o escorrega e andar atrás dos miúdos mais velhos. no outro dia até partilhamos o lanche.
quando chove, está frio ou quase de noite, desde em mim a veia cigana e toca de negociar com ele, para evitar birras, achaques e ataques. já sei o que funciona, esta miúdo é um básico. a sua santa trindade é composta por bolachas, o mickey e o pai. por esta ordem exacta, do mais importante para o também-importante-mas-que-só-aceito-quando-o-resto-falha.
hoje não me apetecia ir ao parque. dava tempo mas estava frio. perguntei:
- queres ir ao parque ou queres bolachas?
hesitou, deu um passo para um lado e eu repeti a pergunta:
- queres ir ao parque ou queres bolchas?
muda de direcção, hesita novamente e eu torno a repetir a pergunta. ele avança, mais ou menos decidido para casa. e eu dei, internamente, festejei. cedo de mais. assim que chegamos à porta do prédio, dá meia volta, inverte a marcha e ruma ao parque infantil. d'oh!
pronto, é justo. ele decidiu, temos que ir ao parque. era o combinado.
quando o frio apertou, veio ao colo, em modo pré-birra e eu apelei ao paizinho que devia estar mesmo, mesmo a chegar e bora lá procurá-lo em casa.