quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

[o melhor do meu ano]

hoje de manhã apercebi-me, enquanto dizia 'eles saíram, foram às compras', que ELES foram e são o melhor do meu ano. 
os meus rapazes, os meus amores, os meus bem dispostos, engraçados, pacientes, queridos rapazes. 
o maior tem sido incansável nesta fase final da gravidez, faz tudo, pergunta o que quero e preciso, atura-me os amuos, as hormonas e as queixas. a minha admiração e amor por ele cresceram de uma forma única. é o melhor companheiro de vida que eu podia ter.
o mais pequeno é a alegria em peso, um furacão de boa disposição e risos a encher a casa e as nossas vidas. páro muitas vezes para agradecer este filho, este primeiro filho tão especial e feliz. 

e, balançando o ano que passou, foi bom, com algumas angústias e tormentos, mas muito amor e calor e histórias e partilhas fantásticas. obrigada.

e, claro, 2015, vem lá que vais começar a bombar! 

52/52



"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014."
joão: no último dia do ano, a fazer a transfega da colecção de rolhas do pai

domingo, 28 de dezembro de 2014

51/12



"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014."
joão: a brincar no parque

sábado, 27 de dezembro de 2014

decisão difícil

deixá-los ir embora, felizes da vida, para mais um programa de festas, incluindo dormida fora de casa e almoço amanhã. 
aqui a lontra mal disposta fica em casa, a a afundar no sofá, enterrada em mantas e televisão estúpida. 

ao menos a querida avó já veio passar a roupa do baby, que já está arrumada e perfumada na cómoda. amanhã ganho coragem e preparo as malas. 

está mais perto do que eu imaginava... 

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

[o melhor do meu dia]

ver os dois rapazes cá de casa a cantar+dançar+bater palmas ao som de 'happy' - pharell williams. é pôr qualquer um sorrir, até o grinch!

feliz natal! 

(mais logo chega o postal) 

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

vamos lá diminuir o nível de ansiedade

a cómoda já está no sítio certo, a roupa já está a lavar, o ovinho já está na garagem da mãe, já comprei fraldas, já temos o kit higiene. a alcofa vem para casa no dia de natal e os lençóis já estão lavados. 
próximo passo: preparar as duas malas.
gostava mesmo que fosse antes do natal, vamos ver se é fazível.
joana, respira. baixa os níveis de ansiedade e tudo corre bem. 

note to self: não voltar a estar (tão) grávida nesta altura do ano! 

domingo, 21 de dezembro de 2014

50/12


"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014."
joão: alguém estava indeciso quanto ao adereço para a cabeça

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

boas notícias

yupiii! e suspiro de alívio... 
ontem foi dia de ecografia de controlo ao nível de líquido aminiótico e, com todo o profissionalismo e paciência, fomos informados que os níveis estão normais para esta fase da gravidez. 
ficámos imenso tempo a namorar o bebé imenso tempo, o médico foi demorado e ainda bem. mediu e voltou a medir e tentou captar a cara dele em 4D. uma pausa aqui para dizer que é a coisa mais estranha, ver o bebé a 4D, naquelas imagens douradas com sombras. não gosto, é um bocado assustador. não foi possível porque tinha o cordão umbilical em frente da cara. 
foi medido novamente, vamos com 2.840kg, valente! estou para imaginar o peso daqui a um mês com o enfardanço de natal que se aproxima...

acima de tudo, estamos, principalmente eu, muito aliviada, pelo resultado. o repouso e os líquidos das últimas semanas, e confesso que o primeiro foi bem menor que os últimos, compensaram. estava um pouco apreensiva porque, formiguinha como sou e com os dias de sol que estiveram, abusei um bocadinho. agora vou mesmo acalmar para ele cá ficar mais um mês.

amanhã vamos ao médico que irá fazer o parto para começar a preparar a recta final. em janeiro. só em janeiro!

'patal'

cá em casa o natal é 'patal'.
o joão, que é um papagaio, repetiu a palavra assim, à primeira e desde aí que o natal é 'patal'. e tem sido bem especial. 
ele tem estado vidrado e muito contente com tudo o que remete para as luzes, as estrelas, as árvores e restantes decorações. anda sempre muito atento na rua a tudo o que são luzes e aponta para todo o lado. 
em casa pede para ligar as luzes da árvore assim que acorda. já o pai quer deixar as luzes ligadas a noite toda. tenho dois natalícios em casa. 
fala sempre da 'têlha xima' - estrela em cima da árvore, que foi posta pelo 'uão colho pai' - joão ao colo do pai. aliás sempre que vê uma árvores, olha para cima e aponta para a estrela. fanático! 

a nossa árvore está muito bonita, estou orgulhosa. depois de muita insistência do pai lá comprámos uma árvore a sério, com um 1.80m de altura! sigh! mas é elegante (alta e estreita), o que dá imenso jeito nesta casa. cheia de bolas vermelhas, bolas de pano vermelhas e brancas (compradas há séculos), estrelas e cogumelos de pano e luzinhas brancas e simples. linda! sou capaz de ficar horas a olhar para ela... desde que as luzes não estejam em modo frenético-rave-party.

e apesar de nos primeiros dias ter ido roubar umas bolas, agora nem se aproxima da árvore. respeitinho é bonito. 

este ano não vamos pôr os presentes de baixo da árvore antes do tempo, como temos vindo a fazer na nossa vida aldulta. queremos (re)começar a tradição de abrir os presentes no dia 25 de mannhã, de pijama, enquanto se comem as rabanadas com um copo de leite. e como já é de esperar, vai haver gestão cuidada na distribuição de presentes, porque tudo o que é avó e família vai perder a cabeça e entupir os miúdos de brinquedos. 

dado o estado avançado desta pança, demoramos muito tempo a resolver como vamos fazer. muitas condicionantes em jogo e eu sem vontade de tomar decisões. esta semana, depois de a avó preocupada não me querer a fazer viagens, lá se decidiu manter tudo na mesma. consoada em casa da avó, dia de natal em cascais. assim, todos ficamos descansados e não passamos sem o famoso perú da tia bé. aleluia!

agora é esperar que o senhor bebé se mantenha quentinho até ao dia de reis, eu prometo que me porto bem, só vou comer como se o mundo fosse acabar. 

 + o ursinho do primeiro natal do joão

 + a estrela e a little print art da violeta cor-de-rosa

+ a boa companhia do cavalinho da carrosel






domingo, 14 de dezembro de 2014

49/52

"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014."
joão: fanático da árvore de natal

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

[o melhor do meu dia]

estarmos todos jantados e a cozinha arrumada às 20h e irmos para a sala, quentinha e com luzes a piscar, brincar, rir, namorar, mimar, estar em família. 
com a playlist natalícia a tocar, claro.

domingo, 7 de dezembro de 2014

48/12



"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014."
joão: não se aproximem que eu mordo ou não gosto que me chateiem quando estou a andar de baloiço

alguém pediu pesadelos?

depois de passarmos o dia em casa do 'pimo xaco', com direito a dormida e banhoca e ida ao parque e muita brincadeira, porque é que este bezerro decidiu que era fixe ter três, sim, TRÊS episódios de pesadelos na mesma noite?
foram às 22h, às 2h e às 3h.
no primeiro esteve meia hora em transe, a balbuciar qualquer coisa entre lágrimas gordas e ranho a sair. bem dei voltas à cabeça até que percebi que era qualquer coisa relacionada com o bebé x. quer dizer devia ser, porque depois de ter dito tudo e mais alguma coisa, depois de ter repetido um milhão de vezes que estava tudo bem, quando disse 'o bebé x está a dormir e a sonhar com a lua e as amigas estrelas' ele calou-se e adormeceu no mesmo instante. foi tão imediato que pareçia feitiço. 
da segunda vez o pai já estava e dei-lhe um encontrão para ir tratar do assunto. aguentou-se dois minutos e trouxe-o para a nossa cama. pronto, lá vem um noite de empurrões e pontapés. também demorou imenso tempo a sossegar, a enroscar-se em mim, a chorar de olhos fechados e com o pai a olhar para ele com cara de parvo! eh pá, sim, chegaste de viagem e ainda foste trabalhar mas eu é que estou gravida de quase oito meses, com um contorcionista aqui dentro que não rebenta a bolha porque não calha! não queres matar as saudades todas de uma vez e tratar tu disto? hein?
não tratou, aqui o ronaldo cá de casa resolveu. 
a terceira foi mais calma mas mesmo assim obrigou à umas conversas de pé de orelha tipo mantras de hipnotização. 
sei que pediu leite e bebeu meio biberão mas não me lembro se foi da segunda ou da terceira vez. e sei que me levantei. quatro vezes para ir à casa de banho. e que levei pontapés e com respirações sonoras nas restantes horas.
ele dormiu até às 9h (vá lá) escarrapachado em cima do pai. é bom, não é?

acho que isto aconteceu porque foi um programa muito intenso e animado entre os 'pimos' associado a uma ausência do pai e à descoberta do bebé, que levou muito beijinhos e sorrisos. 

mas pronto, como tudo, já passou. acordamos bem dispostos e já comemos panquecas. 
está tudo bem. está tudo bem. 

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

são 9h e ele ainda ressona. 
já vão 12h30 de sono. 
oh yeah baby!!!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

hoje tem que ser assim

são dez da manhã e o meu programa para as próximas seis horas é ficar deitada no sofá. 
só se admitem pausas para beber água, ir à casa de banho e comer.
é permitido vizualizar todo e qualquer tipo de programa, desde o episódio do casamento do kanye west com a kim kardashian até aos vários filmes que o tvc1 me deixou gravar. 
será que sou capaz?