segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

prevenar e rotarix ou como injectar 145€

hoje rumámos novamente ao centro de saúde para levar nova dose de vacinas. desta vez as que não estão incluídas no plano nacional de vacinação: a rotarix, para as gastroentrites, já que ele vai para a creche daqui a mais ou menos um mês, e a prevenar, para a meningite.
sabendo que são facultativas, qualquer pai, dos que decidem vacinar os filhos, penso que optaria por administar estas vacinas. mas ao chegar à farmácia e ouvir a delicada soma que elas representam, fica verde. no mínimo! ou solta um desabafo, como eu fiz. ou ainda insulta mentalmente quem lhe parecer responsável, como eu também fiz.
eu sei que posso pagar, felizmente, e se eu especificamente não pudesse, ainda tenho quem me acuda, e claro, sou eu que decido pôr o filho na creche e portanto protegê-lo o mais que puder das bichezas. mas, meus senhores responsáveis por estas decisões, 145€??? duas vezes, porque são duas doses? acham razoável? acham justo dar a escolher a um pai se quer ou não desembolsar 290€ para proteger o seu filho de doenças incapacitantes e potencialmente mortais? acham justo estar a criar já nestes primeiros meses uma tal separação de classes, para um lado quem pode pagar, para outro os que nem dinheiro têm para o conforto básico dos bebés e que provalmente nem sabem que existe esta possibilidade e que um dia que estas doenças apareçam fiquem a bater mal porque não protegeram os seus filhos?
parece-me brutal.
por exemplo, à minha amiga al, que teve um baby buda 14 horas antes de mim, e que está a ser seguida no centro de saúde, nem sequer lhe falaram destas vacinas. não fossem os nossos mummy date's e eles não saberiam desta possibilidade. ironia das ironias, o marido dela esteve quase a bater a cassoleta com o rotavírus. eu percebo que o sns opte por não mencionar este assunto nas suas consultas porque não faz parte das suas competências. mas manter os pais na ignorância não me parece uma boa política. acho que deviam ser informados, afinal andamos a financiar doutoramentos e investigações na área da medicina exactamente para nos protegermos cada vez mais. é como o teste do pézinho ou das vacinas gratuitas, não são obrigatórios mas falam-se neles. ou seja, dá-se opção de escolha aos pais.
por outro lado, sabendo que todos os anos ainda se registam casos de meningite, que muitas vezes têm consequências graves, mais ainda me revolta esta questão.
deixo a sugestão: como agora tudo se paga com base no irs, incluam estas vacinas no plano e cada um paga o que pode. eu pago o máximo, não me importo, se assim isso permitir que todos tenham acesso aos mesmos cuidados de saúde.

bom, deixando os desabafos para trás: desta vez fui sozinha com ele e resolvi transportá-lo no canguru. é muito mais prático e rápido. ele é tão mas tão santinho, que apenas chorou 5 segundos quando sentiu a pica e assim que cheguei à rua já estava a dormir. és o maior!