quinta-feira, 7 de março de 2013

amamentação

apesar de estar a começar a apresentar sinais de 'êh pá, a calhar já íamos para as sopas e papas', no recanto mais fundo do meu coração e do meu cérebro sei que o melhor que posso fazer pelo baby é continuar a dar me mamar.
ok, já passaram mais de 3 meses, já ultrapassei essa barreira - li algures que ao fim de 3 meses a percentagem de mães que ainda amamenta é muito pequena. quase todas as minhas amigas e afins começaram a dar suplemento antes disto. só uma, a resistente mãe do l. {que já pesa mais 2kg que o meu e nasceram apenas com 14h de diferença!} continua como eu. valentes!
também tenho que agradecer ao pediatra que foi muito paciente, ou devo dizer experiente, naquela fase de pouco aumento de peso. deu-nos tempos para perceber bem o ritmo de crescimento do bezerro e deixou-o crescer devagar, ao seu ritmo, sem pressões e sempre com palavras motivadoras de cada vez que lhe enviava um email com o ficheiro excel com as datas e os pesos. obrigada senhor doutor!
mas, voltando ao início. agora que não tarda volto a trabalhar e ele vai ser alimentado por outras pessoas durante a minha ausência, apesar de ser cada vez mais eficiente a mamar e a coisa NUNCA ter sido complicada {clap, clap, clap para nós!!!}, sinto que está na hora de passar ao próximo capítulo. às vezes dou por mim cheia de vonante de partilhar a minha comida com ele, de incluí-lo neste grande prazer que é comer, bem, claro, comer bem. eu sei que vou ter tempo, mas acreditam que quando como à frente dele, ele fita-me com o ar mais observador do mundo? como quem diz «ei, isso parece bom, queres partilhar?».
às vezes penso que vou boicotar o plano alimentar do pediatra e vou dar-lhe logo tudo o que nós comemos. afinal, alguns dos nossos melhores momentos são mesmo passados à mesa. mas isto é um delírio, eu sei. regras são regras, apesar de tudo.
honestamente, estes sentimentos surgem porque a minha vida vai mudar não tarda nada, estes dias longos e só nossos vão ser invadidos. e a alimentação é umas das coisas só nossas que vai deixar de ser. córage!