quinta-feira, 18 de abril de 2013

rotinas :: 5 meses

a ideia para este post já surgiu há algum tempo, quase ao mesmo tempo que a ideia do blog. desde logo achei que era muito giro registar como as rotinas diárias se vão alterando ao longo dos meses, até mesmo das semanas. sim, já vou com algum atraso mas nesta primeira edição vou tentar recuperar o tempo perdido. vamos ver se consigo.
 
(entretanto, reparem bem na hora a que isto está a ser escrito. os dois homens cá de casa já ressonam e eu estou a escrever, a fazer tempo para ir dar de mamar e ainda pôr a máquina da loiça a funcionar, escolher a minha roupa para amanhã, e do baby também, e ainda estou na dúvida se tomo já banho ou não... adoro isto, mas ainda bem que amanhã é 6ª feira!)
 
voltanto ao assunto: aos (quase) 5 meses de idade do bezerro, os nossos dias são assim.
 
eu acordo por volta das 7h, e ou tomo banho, se não tiver tomado na véspera, ou vou directa à cozinha para tomar o pequeno almoço, invariavelmente café com leite e torradas (meu querido pão de centerio e doce de alperce). ao mesmo tempo, arrumo a loiça ou estendo roupa e preparo as coisas para o meu almoço e refeições do baby - biberões e leite em pó.
entretanto o baby acorda, raramente tenho que o acordar. às vezes até acontece ser ele o primeiro e trocar-me as voltas, ou então fica entretido na cama dele, sossegado (aleluia!) enquanto eu me despacho. muda a fralda, conversa aqui, veste ali e vamos mamar. dependendo da hora, posso ou não já estar vestida e arranjada, mas normalmente visto-me depois de lhe dar de mamar. o pai lá começa a remexer-se na cama e abre um olho.
depois de lhe dar de mamar, deixo-o na nossa cama entregue ao pai, ainda com dificuldades em abrir os olhos, e dou corda aos sapatos. últimos preparativos antes de sair. não me posso esquecer de nada, confirmo tudo, uma e outra vez e olho para o relógio. dou os últimos recados ao pai, que já se levantou e prepara-se para o banho. saio.
 
o que eles fazem não sei, mas a criança costuma entrar na creche entre as 9h-9h30. sei sim, claro, enquanto o ele grande se despacha, o ele pequenino está na espreguiçadeira a brincar. a esta hora já eu estou no comboio que apanhei às 9h13 no oriente. o carro ficou no parque de estacionamento da estação. agora tenho 20 minutos para ler e umas quantas horas antes de voltar ao planeta bebé.
 
às vezes ligo para a creche à hora de almoço, mas a maior parte dos dias não ligo. porto-me bem.
 
às 16h30 saio a correr para conseguir apanhar o comboio rápido para lisboa, para estar a pegar no carro às 17h e picos e no bezerro às 17h30. depois temos umas duas horas para nós, antes de entrar na rotina de final de dia. vamos fazer recados, visitar alguém ou simplemente namorar muito. as educadoras, por norma, fazem um 'relatório' diário, a que horas comeu, o que dormiu e quando e como passou o dia.continuo a dizer que é MUITO estranho perguntar a outra pessoa coisas sobre o meu filho. ainda não me habituei, tanto é que a maior parte das vezes me esqueço de perguntar se fez cocó, por exemplo.
 
a cara dele quando me vê, conquista todos os bocadinhos da minha pessoa. ele derrete-se e faz-me sentir a pessoa mais especial do mundo.
 
por volta das 19h30 começamos a pensar no remate do dia, haja banho ou não, normalmente às 20h está a jantar, exausto e de olhos fechados. adormece automaticamente a seguir. vai para a cama geralmente às 10h30, porque eu alapo-me sempre a ele um bocadinho. nos últimos dias até tem adormecido antes de jantar, tal é a estimulação que tem durante o dia e que o impede de dormir mais.
 
quando nos vamos deitar, entre as 23h30 e as 00h30, há mais uma sessão de muda fralda e dá de mamar, para apagar a luz antes da 1h e conseguir dormir, pelo menos 6h seguidas.
 
nuances: como já se percebeu há aqui o uso (e abuso) de palavras como 'por volta de', 'geralmente', 'normalmente', etc. pois é, tudo aqui é elástico e esta descrição é de um dia típico, sem sobressaltos. que, a bem da verdade, são a maioria dos dias e ainda bem. gostamos de sossego. mas, lá está, de vez em quando ligam da creche a dizer que não mandei biberões sificientes (foi mentira, elas é que não os encontraram), chego à creche e ele está sem collants (fez cocó e não havia suplentes, mas havia umas calças, alguém optou por não as vestir), o pai chega tarde e sou eu a dar banho, fico retida numa reunião, o pai vai buscá-lo mais cedo, acorda às 6h30 com tosse e ranho, adormeço no sofá e só lhe dou de mamar à 1h30, atraso-me e apanho trânsito e perco o comboio. é só pedir e tenho uma resma de variantes. mas, REPITO, não me queixo de nada, de nada, de nada. tenho um fofo, dois a contar com o pai e adoro isto!
 
resumo
acorda: 7h-7h30
come: 7h30-8h+11h-12h+15h-16h+20h+00h-00h30 (5vezes/dia; 3-4 mamas + 1-2 biberões)
dorme: uma mini sesta de manhã e uma sesta depois de almoço
banho: dia sim dia não, às vezes de dois em dois dias
adormece:20h30