terça-feira, 7 de janeiro de 2014

4 formas de ajudares os teus filhos a serem mais cooperantes


Quando somos uma família, todos ajudamos e todos cooperamos.
No entanto, no dia-a-dia, os miúdos têm as suas próprias agendas [=vidas e vontades] e nem sempre estão disponíveis para nos ajudarem.
Se é verdade que o ponto número 1 é trabalhar o vínculo com eles [ninguém coopera ou ajuda de bom grado se não se sentir ligado e com sentimento de pertença], os outros pontos são os que se seguem:

2. Pára de ser chata 
É ou não é verdade que estamos sempre a mandar vir?
No outro dia no supermercado havia uma mãe que ia à minha frente e que não se calava
'Tomás, anda cá, deixa isso.'
'Tomás, caramba, já te disse que só te dou o pacote das batatas depois de o pagar'.
'Tomás, pára com isso.'
Até eu estava cansada de ouvir a senhora. 
Resultado: quando ela dissesse uma coisa a sério, ele já tinha desligado as antenas.
Somos chat@s, não somos?

3. Brinca!
Brinca? Como assim? É levar a vida a brincar, é isso? Não, nada disso.
É seres dramátic@, por exemplo.
Como assim, perguntas tu?
Sendo palhaç@, de vez em quando. E vais ver como é que eles reagem. Pa-lha-ç@!
O teu filho diz-te que não quer lavar os dentes. E tu respondes, meia drama queen, meia Shakespeare:
'Oh nãoooo! Deuses dos céus e da terra, o meu Guilherme não quer lavar os dentes [lembra-te de colocares aquela pose dramática e de levantar os braços no ar]. O que vai ser dele com uma cárie nos dentes? Oh não! Não poderá mais comer dos meus bolinhos....! E ri-te e põe cara séria logo a seguir. E continua. E pronto, dali a pouco apresenta-lhe a escova dos dentes :)

4. Coopera tu também e agradece
Por vezes eles precisam de uma mão para terminarem qualquer coisa. Ajuda.
E sempre que eles te ajudarem e cooperarem, reforça isso, agradecendo e dizendo exactamente do que gostaste 'Adorei o nosso jantar - foi tão bom estarmos a conversar com calma, não foi?' ou 'Hoje o nosso dia foi muito bom, não foi? Sem tensões nenhumas. Estou muito feliz. E tu?'.
'Ainda bem que me ajudaste com o saco das compras. Assim evitei ter de ir lá abaixo de novo.'

Quem não se sente não é filho de boa gente

E isto quer dizer que ele só vai cooperar se se sentir tido e achado nas coisas. Vá, coopera tu também e dá-lhe uma ajuda.

mais uma lição DAS GRANDES! assim entre na minha cabeça e no meu coração.