sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Se tiveres de escolher

Se tiveres de escolher uma forma de influenciar positivamente o teu filho, escolhe esta

Volta e meia a questão volta: ‘Ah e se tivesses de reduzir as dicas a uma só, sem ser aquela de pais felizes = filhos felizes, qual seria?*

E se eu tivesse mesmo de reduzir a uma, não teria dúvidas que seria apenas esta

‘Faz aquilo que dizes’

Se dizes que vais fazer, faz.
Se dizes que não vais fazer, não faças.
Se dizes que és alguém que cumpre com a sua palavra, cumpre.
Se dizes que és alguém que passa tempo com os filhos, então passa.
Se dizes que és uma pessoa séria, actua em conformidade.
Se dizes que és uma pessoa responsável, prova-o.
Se dizes que chegas a horas aos teus encontras, chega.
[and so on]

Basicamente é isto. Esta é a melhor dica que eu tenho. “A cara bate com a careta.”
Quando queremos passar valores [=educação] aos miúdos, devemos ser os primeiros a dar o exemplo. É dessa forma que os influenciamos. A eles e a todos à nossa volta. Eu sei que não é novidade mas volta e meia é bom lembrar-nos que a roda é redonda [dito por um dos participantes num dos workshops, no Porto].
Uma pessoa com uma atitude genuína e coerente inspira os outros. É alguém em quem se confia. E se se confia, temos vontade de acreditar. E se nos inspira, então temos vontade de seguir. No caso das crianças, e porque ‘a bota bate com a perdigota’, temos uma influência maior porque exigimos o que sabemos que é certo e correcto e porque nós também vivemos dessa forma. E quando temos a certeza do que pedimos, a verdade é que há pouca margem para os outros duvidarem e não acharem que é o certo.


que é como quem diz ‘eu sei que isso é importante mas estou demasiado ocupada a educar os meus filhos que não tenho tempo para isso

NUMA PALAVRA: BRILHANTE!