sábado, 4 de janeiro de 2014

um grande teste

foi-se deitar à hora normal, depois se ter jantado bem. fez uma mini birra violenta, o costume agora, estes dias em casa estragaram um bocado às rotinas do descanso. berrou bem alto, como nunca tinha ouvido, mas calou-se em menos de dois minutos. adormeceu, novamente, à muçulmano, como se estivesse a rezar a meca.

passadas 4h, quando lhe fui dar um beijo antes de ir dormir, apanhei-o acordado de gatas - tinha lá estado o pai... humf!
tentei adormecê-lo durante duas horas, porque me comprometi a não levá-lo para a nossa cama o que estava a acontecer muito frequentemente. decidida vesti o robe e fiquei de plantão no quarto dele. sentado, deitado, de pé, a balançar, quieta, a embalar, tapado, destapado, com boneco, sem boneco, com luz, sem luz... eu tentei todas as posições e combinações possíveis. o sacana esteve adormecido algumas vezes, caído redondo nos meus braços, mas sonso como é, qualquer barulho ou movimento milimétrico e abria logo os faróis! 
às tantas, passei-me (#1) e mudei a fralda e dei-lhe leite. acordei mais a fera que só dizia olá e se ria para mim.
voltei a passar-me (#2) e fui para o quarto... sem ele. deixei-o a chorar na cama, apesar de serem 3h da manhã!!!
mais um passanço (#3) dada a choradeira e fui buscá-lo para a nossa cama. achei - bambi!- que ele ia adormecer porque era o que queria. hã, hã. rebola e vira e ri e brinca no escuro sozinho, sem parar quieto. aguentei meia hora, talvez, a bufar! 
fui em flecha à cozinha buscar mais leite (#5), luz fechada e chucha pronta. nada! o puto estava realmente em delírio! não parou quieto e apesar de apresentar sinais de sono não cedia nada.
tentei manter a calma mas eram 4h! fui pô-lo na cama dele (#6), decidida a deixá-lo chorar tudo o que houvesse para chorar. chorou, berrou, soluçou e gemeu. e eu a pensar nos vizinhos. o pai respondeu, à bruta:'deixa-o chorar até às 9h da manhã!'. vontade não me faltou mas àquela hora, e neste prédio onde se houve a tosse dos vizinhos e as suas idas à casa de banho, ter um bebé a chorar às 4h30 da manhã não é católico. sem robe, sem pantufas, com fúria e frio fui até ao quarto dele (#7), acalmar o bezerro. peguei nele ao colo, com alguma raiva misturada com desespero, confesso, e chocalhei-o até adormecer. foram menos de 10 minutos. os olhos inchados, o cabelo transpirado e o corpo acabou por ceder. 
senti-o pesado nos meus braços, grande e comprido, tive saudades de um bebé minúsculo, que eu conseguisse acalmar melhor... sigh!
arrastei-me para a cama, com frio e demorei a adormecer... eram quase 5h da manhã...