sexta-feira, 20 de junho de 2014

parece um papagaio

assim de repente, este meu filho querido parece um papagaio. repete, imita e aprende à primeira. é impressionante!
 
mostro-lhe uma coisa no livro das palavras, se for um legume ou fruta que tenho em casa, mostro-lhe o verdadeiro, repito o nome duas ou três vezes e já está. tenho um puto a identificar cenouras, morangos, bróculos, bananas e afins. comida é com ele.
 
no outro dia mostrei-lhe uma abóbora, disse duas vezes o nome e ele diz: abóba. caiu-me o maxilar à desenho animado.
 
diz avô e avó perfeitamente. usa muitas vezes papai, ainda estou para perceber de onde veio esta.
 
a palavra mais usada neste momento é teté, a sua adorada companheira da escola, miúda gira, simpática e que lhe faz frente.
 
reconhece todos os amigos da escola e as educadoras e auxiliares. reconhece o tio andré e o tio bernardo, os amigos xico e maria, os avós e o senhor antónio da mercearia.
 
mais traduções:
a baba: água
avão: avião
bão: balão
já tá (esta é fácil): já está
a quiii: aqui
a pai/mãe: onde está o/a pai/mãe
mash: mais
quenque (seguido de sopros): está quente
lête: leite
titi: xixi