sexta-feira, 8 de agosto de 2014

agora, agora é fácil

cada vez mais me convenço que, agora, ser mãe é fácil. e este agora é o agora da idade dele, os 20 meses. para trás também foi fácil e acho que ainda tenho uns meses de fácil pela frente.
o que me preocupa mesmo é quando ele quiser ir aos festivais de verão, quando quiser ir sair à noite, quando for passar férias com os amigos, quando for viajar sozinho (interrail? tenho um ataque de coração!). ou quando, mais cedo ainda, me perguntar o que é a morte, se eu vou morrer, se ele vai morrer. 
estou preparada para as perguntar intermináveis e parvas, daquelas que dão uma boa conversa ainda que seja exasperante, como chegar ao pormenor porque é que as torradas ficam secas e quentes. já sei que são duas reacções químicas diferentes, ou porque é que as coisas molhadas ficam mais escuras. isso dá trabalho mas faz-se. agora, discussões sobre temas sensíveis, mortes e doenças ou conversas que mostrem que não somos invencíveis nem super-heróis, ou pedidos para sair com o meu carro à noite, essas sim, vão-me dar ainda mais cabelos brancos, enxaquecas e noites mal dormidas. 
porque nas primeiras, eu sei que ele ainda está comigo, é meu e me procura o meu colo e a minha sabedoria. nas segundas, eu sei que ele quer sair de mim, quer voar sozinho.
só quero que ele saiba e sinta que vai ter sempre lugar no meu colo e que até posso não saber a resposta para tudo ou não ter poderes para resolver tudo, mas vou fazer e dar o meu melhor.