segunda-feira, 1 de setembro de 2014

'mãe, posso fazer-lhe uma pergunta?'

mais um post guardado que vê a luz do dia.

na 5ªfeira quando cheguei à escola para o ir buscar, a auxiliar diz-me:
- 'mãe, posso fazer-lhe uma pergunta?'
eu soube logo o que ela ia perguntar, sorri. ela repondeu:
- 'eu sabia.' 
e virou-se para a outra auxiliar e disse logo:
- 'vês? eu disse-te'.

este mini-diálogo introduz um tema que me surpreendeu e no qual não tinha pensado. pelos vistos, d.joao I já percebeu que eu estou grávida, que vem aí alguém para arruinar o seu reinado exclusivo. como? ficou mimento, rabujas e a suspirar pela sua mamã pelos cantos da escola. 
elas disseram que durante o dia, aliás dois dias, ele brincava normalmente e de repente parava, suspirava e dizia, choroso, mamã. pediu mais colo, pediu mais chucha.
no primeiro dia acharam que era um dia diferente, todos dormimos mal. ao segundo dia, desconfiaram. se isto não é experiência, atenção e carinho, não sei, não. 
fiquei contente por estarem tão atentas e dedicadas ao joão. fiquei também comovida, naturalmente. e dei-lhe ainda mais beijos e mimos nesse dia.
e fiquei aliviada quando na 6ªfeira disseram que ele tinha voltado ao normal, que já tinha posto o sorriso maroto que o caracteriza e que tanto as derrete e conquista.

pelos vistos, ele percebe que eu estou diferente, que algo se passa em casa. ou porque não lhe pego sempre ou tanto ao colo, ou porque me vê mais vezes deitada a descansar, ou porque me sente mais tensa. tal como eu achava, não vale a pena falar-lhe já do bebé, ele não percebe, ainda é cedo para isso. começou agora a aprender o que é um bebé, porque aos poucos tenho introduzido essa palavra: 'olha, um elefante bebé' ou 'olha o primo xavier, é um bebé.' ele não tem noção do tempo, sabe lá o que é amanhã, quanto mais janeiro, por isso é prematuro estar sempre a falar no bebé. vamos com calma que ainda há muito tempo de reinado.