segunda-feira, 6 de outubro de 2014

instalou-se a república e não só

o rapaz acordou vermelho no queixo. ao final da manhã estendeu-se à boca e nariz. tem-se babado mais, é certo mas não podia ser disso. ontem comeu porcarias para um mês inteiro, incluindo o bolo de morangos do frutalmeidas, é certo mas não parecia alergia alimentar. 
tinha aspecto de cieiro. 

a meio da tarde estava com borbulhas na zona da fralda e manchas vermelhas nas costas, siga para a santa da maria.
curiosamente foi a mesma médica que o atendeu da última vez. assim que viu as amígdalas, suspeitou. fizemos o exsudado da garganta, o que se revelou uma aventura porque dom joão percebeu que tanta palhaçada de volta dele era para o enganar e toca de selar a boca. foi à força mas foi rápido e ele queixou-se pouco. quando viu os dois iogurtes que o pai tinha, passou-lhe logo (dez pontos para o pai que se lembrou da mãe gravida e também lhe trouxe um iogurte).

a análise veio positiva e assim de repente temos uma doença verdadeira - escarlatina. leva com a amoxicilina, pomada com zinco, fica 24h em casa e a vida volta ao normal. 
o facto de não ter febre é estranho, segundo a médica (que se lembrava de lhe ter feito este mesmo teste na última visita, fiquei muito surpreendida!). mas ainda bem que assim é! ele está bem disposto, sem queixas e assim é muito mais fácil, para todos. 

as manchas vermelhas na cara fazem alguma espécie porque ele até parece estar com as feições diferentes. mas consegui dar-lhe o antibiótico agora sem o acordar e por isso vai tudo correr bem.