quinta-feira, 14 de maio de 2015

plagiocefalia posicional

depois da clavívula partida e depois do torcicolo congénito, eis que o mini é diagnostiado com plagiocefalia posicional.

como tudo o que é relacionado com crianças o nome assusta e é difícil de pronunciar à primeira, mas não é nada mais que uma assimetria no formato da cabeça, neste caso derivado ao torcicolo, o que fez com que o crânio ficasse achatado do lado direito. nesta altura já tem as orelhas desalinhadas e uma pequena bossa na testa. é como se o crânio estivesse oblíquo, quando visto de cima, em vez de estar arredondado.

fonte: google

não é nada grave, é só uma questão estética que é resolvida, de forma mais ou menos fácil, com grande intervenção da nossa parte. 
como? 
+ estamos proibidos de usar o ovo, excepto para andar no carro;
+ evitar o sling e a espreguiçadeira. privilegiar o colo e o marsúpio como meio de transporte;
+ elevar o colchão do lado afectado e/ou pô-lo a dormir de lado. ou pelo menos corrigir sempre que possível a posição da cabeça;
+ aumentar o tummy time, para ir fortalecendo o pescoço,
+ efetuar movimentos suaves de rotação lateral da cabeça, para também fortalecer os músculos;
+ continuar a fisioterapia. já lá vão 20 sessões e começamos outra série de 20, bah...

tenho feito um esforço grande para evitar o ovo, o que me está a dar cabo das costas. agora que veio o bom tempo e já estava a planear grandes passeatas, só de pensar em acartar mais de 6,5kg já perco a vontade. isto também implica que tudo demore mais tempo, nomeadamente o tira e põe do carro, mas de facto, transportar o ovo é um assassinato ao conforto. 

ando à caça de um pano-transporta-bebés porque o sling, o meu adorado sling não é o mais conveniente e o marsúpio que nós temos é um bocado quente. allo, amigas deste tipo de transporte, estão a ouvir-me, querem ajudar?

vamos tendo pequenos períodos de tempo sentado e de barriga para baixo, onde ele parece um daqueles bonecos feiosos que se colocam no tabelier dos carros e ondulam a cabeça constantementemas a verdade é que cada dia aguenta-se mais. está um forte!

por fim, a fisioterapia é capaz de ser o mais chato. já lá fomos 20 vezes e ainda temos outras tantas. três vezes por semana, de manhã, notam-se melhorias, claro, mas é tudo lento, demasiado lento para mim que já só sonho com passeios e apanhar ar na venta e ir tantas vezes ao hospital só me faz pensar em coisas piores. 

tudo se resolve, claro. o francisquinho há-de ficar com a cabeça perfeitinha, ou não me chame eu 'sua mãe'.

ps: antes que perguntem, os capacetes são uma treta da indústria.