quinta-feira, 4 de junho de 2015

varicela



pronto, sobreviveu à onda do ano passado, com muita surpresa minha mas este ano não se safou. 
conseguimos ir festejar o dia da criança ao parque, com a escola e os amiguinhos todos - foi tão mas tão giro ver tantas formiguinhas felizes! e o piquenique? foi adorável ver 20 miúdos de dois anos sentados numa manta a comer pãezinhos com salsichas. adorável!.
apareceram duas borbulhas na 2f à noite e eu mantive a esperança que podiam ser de picadas de bichos. foi para a escola na 3f mas em menos de duas horas estava minado e tive que o ir buscar.
ainda tive tempo de aprender alguns truques para sobreviver aos próximos dias e rogar pragas ao sentido oportunista desta varicela. a sacana apareceu na altura certa. NOT!!! já disse que estamos a mudar de casa, ainda temos tudo em caixotes, não temos luz, íamos de férias para a semana, estamos quase a fazer cinco anos de casados, a escola está fechada a próxima semana, o francisco só tem cinco meses e o diogo tem trabalho fora? uau! que bingo! quase o euromilhões!

a minha mãe tem sido incrível, como sempre. estamos acampados em casa dela e tem-se desdobrado em mimos. 

ao terceiro dia, o miúdo parece um dálmata. tem borbulhas em todo o lado, até na língua e nos dedos dos pés. algumas já secaram e não tem nenhuma com mau aspecto. o melhor de tudo? não se coça! como é possível? só pode ser do zovirax xarope que está a tomar. foi uma dica do infantário para minimizar os sintomas. 
confesso que insisti um pouco com a médica do centro de saúde para prescrever isto. disseram que diminui o número de dias de contágio e a comichão. ora se eu quero evitar que o mini apanhe varicela, isto é mais que necessário. a médica disse que normalmente prescrevem isto aos segundos filhos, os de contágio intra-familiar, onde a varicela ataca mesmo em força. 
realmente o pediatra disse que não era para fazer nada, apenas dar ben-u-ron em caso de febre. mas aqui optámos por atacar a varicela com tudo o que pudermos: zovirax+banhos de maizena+muita água+toneladas de mimos+ paletes de paciência + diplomacia em barda. 
vamos ver quanto tempo dura isto.

e vou só ali chorar mais um bocadinho sobre a semana de praia perdida.