terça-feira, 15 de dezembro de 2015

calendário de advento

este ano queria mesmo instituir a tradição do calendário de advento. 
nada de janelinhas com chocolates ou brinquedos de plástico-sem-interesse. queria mesmo dar sentido a isto, com brincadeiras, memórias, desafios e mimos, claro.

pesquisei um bocadinho e encontrei várias ideias giras para espalhar pelo mês de dezembro e apesar de estarmos a aldrabar um pouco a coisa - ainda bem que o joão ainda não sabe ler!, já consegui que todos os dias ele procurasse a carta que o pai natal deixou e nos viesse mostrar todo entusiasmado. abre-a e vê os desenhos e depois dá-nos para nós dizermos o que se vai passar nesse dia. depois ele vai guardando todas para mostrar ao pai natal no dia de natal, ideia dele.

já sabe que na véspera de natal vamos deixar leite e bolachas junto à chaminé, já sabe que o presépio tem um burro e uma vaca, e «o zé e a maria e um bebé.». já sabe que vai escolher brinquedos para dar a meninos que não têm: «puquê, mãe? puquê não têm binquedos?». já sabe que vai fazer um pic-nic junto à árvore de natal, já fez o jantar com pai, já escolheu a roupa para vestir - camisola do faísca, óbvio!, entre outras coisas. claro que já comeu dois chocolates, faz parte.
ainda vamos comer gelados e castanhas, fazer pizzas, ir à floresta dar comida aos animais, (vamos ver se conseguimos) e ver as luzes de natal. 

os papelinhos foram feitos por nós, numa noite de partilha pai-mãe e quero que seja esta também uma nova tradição familiar. foi mesmo giro escrever e desenhar 24 ideias, rimos bastante com os dotes artísticos do pai. 

faltam 9 dias e ele está tão contente.