quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

a chucha já era

 esta é a última fotografia dele com chucha, dia 24 de janeiro de 2016.
no dia seguinte pedi a chucha e o óó para dar ao pai natal e ele, muito despachado, enquanto se preparava para ir fazer xixi, passou-me os seus tesouros para a mão e disse: 'toma, podes dar', repeti a pergunta só para não haver mal entendidos e ele reforçou o sim.
boa, temos aqui a oportunidade que queríamos. escondi logo as coisas na gaveta da minha cómoda e estão lá até hoje (acho que as devias lavar só para não apodrecerem de tanta baba e ranho que têm).

nesse dia à noite perguntou pelas coisas e eu respondi que o pai natal tinha levado porque ele me tinha dito. ele fez uma cara de encolher de ombros virtual, como quem diz, sim, é verdade e resignou-se. adormecer sem fitas e sem choros, serenamente. foi um milagre.

saí do quarto e peguei imediatamente do telefone para procurar uma loja de brinquedos aberta até tarde, para arranjar o que tínhamos combinado, o pai natal levava a chucha e deixava um brinquedo. lá foi o pai em busca do comboio thomas. trouxe esse e dois amigos e na manhã seguinte era natal outra vez.

as noites seguintes foram tranquilas e agora passado quase um mês continuam a ser. perguntou um, duas vezes por elas e nada mais. no outro dia perguntou só pelo boneco, mas acho que era um teste, tipo tenho saudades dele e é só para ver se a história se mantém.

tal como no desfralde, reafirmo: não temos que forçar nada, eles é que sabem quando estão preparados para crescer.