quinta-feira, 11 de agosto de 2016

alperces

depois do susto que apanhamos quando voltámos de férias em junho, quando o francisco engoliu um caraço de alperce que até hoje não sei quando saiu, temos tentado tirar o caroço para ele comer esta fruta que tanto gosta.
digo temos tentado porque ele odeia alperces partidos ao meio, quer inteiros. não há volta a dar! até já fizemos um furo para tirar o caroço sem partir a fruta ao meio mas o rapaz percebe que já não está lá e rejeita a oferta. é hilariante e irritante ao mesmo tempo.

na 2ºf dei-lhe um alperce grande e rijo para ele começar a roer, com a ideia de lhe tirar o caroço logo a seguir. esqueci-me. ele fugiu, os outros rapazes puseram-se a desmontar a bicicleta que estava com o pneu furado, transformando a sala numa oficina e de repente, aparece o piolho, feliz da vida, todo besuntado e com o caroço na mão. tudo comida, ruído até ao tutano. fiquei assustada, aliviada e orgulhosa. 

dei-lhe outro alperce para ver qual era a técnica dele. então é assim: rói tudo de um lado, depois com a outra mão roda o alperce, volta a encaixá-lo na mão e continua a roer. e vai girando e encaixando até estar tudo, mas tudo mesmo, comido. só sobra o caroço.

quem lhe ensinou, não sei. se calhar até foi o instinto próprio, mas aqui esta mãe agradece.

e que os alperces continuem tão bons como têm estado este ano.