quinta-feira, 27 de outubro de 2016

ler



eu gosto de ler, gosto mesmo. e faço um esforço para ter sempre livros à mão para qualquer tempo livre que possa surgir.

o mais novo entretém-se muitas vezes sozinho, sentado no chão do quarto, a ir buscar livros e lê-los. têm duas prateleiras mesmo à mão e isso facilita o acesso.

às vezes pedem para lhes lermos uma história específica, como aconteceu neste dia da fotografia em cima. os rapazes encaixaram-se de maneira a ouviremos dois a história - a baleia, de benji davies.

ontem, como normalmente leio já na cama, antes de dormir, e estando o pai fora, resolvi experimentar ler com o joão. pedi-lhe para escolher um livro e deitamo-nos os dois na minha cama a ler, cada um o seu livro. 

ele fez pergunta sobre a minha história e depois resolveu simular que estava a ler a sua história para a turma, como faz na escola. primeiro mostrou a capa. depois a cada página que 'lia' virava o livro para a suposta plateia para mostrar as imagens. e exigia que eu fizesse o mesmo com o meu livro. quando não sabia descrever o que via no livro, pedia ajuda: 'não sei ler isto muito bem, mãe' e, depois de analisarmos as imagens, repetia exactamente o que eu lia do livro.

às tantas perguntei a quem estava a contar a história e ele, depois de pensar um pouco enquanto observava o quarto, respondeu que estava a contar a história às fotografias.

e assim ficamos, uns dez minutos, a ler e a mostrar os nossos livros a uma plateia imaginária. soube mesmo bem partilhar isto com ele e perceber que sabe comunicar uma história.