segunda-feira, 20 de maio de 2013

eh, tanta coisa

foi um fim de semana bem cheio e produtivo e comprido. às vezes penso como é que em dois dias cabe tanta coisa...
começamos na choupana atrás do brioche com pepitas de chocolate, mas não sei o que se lhes passou pela cabeça e não havia. drama - agora como o que?!?
fomos à biocoop buscar os legumes para a sopa do piqueno, sim, gozem à vontade, estamos a comprar legumes biológicos. não há sal nem azeite, o pouco sabor vem dos produtos com que se faz a sopa, por isso que sejam mais saborosos. e, sim, confesso, a parte dos produtos químicos foi a que me convenceu. vamos ver até quando temos paciência para lá ir eh eh.
almoçamos na avó de lisboa. ah, no dia anterior já tinha começado a rambóia com os outros avós a irem jantar lá a casa. nesta avó houve bifes com batatas fritas, em memória dos almoços de sábado quando éramos crianças/adolescentes e só havia batatas fritas uma vez por semana- ao sábado ao almoço. hoje em dia dou muito valor a esta disciplina. e às batatas fritas também! 
a tarde foi de mimos entre primos e irmãos e filmes no sofá.
antevendo o domingo, jantamos sossegados em casa. 
no world baking day, fiz bolo de limão com sementes de papoila, a receita top do jamie oliver e a manhã ainda rendeu para fazer doce de framboesa e uma coroa para a festa do tomé. não consegui acabar a prenda dele, os meus super poderes não chegaram a tanto. ele não se importa.
o bebé tomé já fez um ano e está grande e lindo, branquinho e de olhos azuis, tal qual um bebé nórdico. já passou um ano sigh!
a casa da bisavó dele estava cheia de balões, hamburgueres e família e amigos felizes. viva o tomé! que ficou o máximo com a coroa que lhe fiz! 
fomos visitar o boi ao hospital, ainda na ressaca da carica de super bock que engoliu (não quero falar sobre isso).
acabamos o dia em casa da christina, que agora também é do miguel, num cumbibiu bom. muitos pestiscos e conversa da boa, com a decisão do campeonato de futebol em segundo plano - ai, benfiquistas!- e com uma overdose de açúcar no final, como já se espera desta família. toma lá um salame de chocolate  do além e o tal bolo de limão estratosférico. gosto tanto destes encontros casuais e felizes. sabe tão bem acabar/começar a semana assim. como dizíamos nem parecia domingo à noite, tal era o regabofe. a depressão amanhã-é-segunda-feira desta vez ficou bem longe.

o bezerro tem um dente a nascer - wow!
e por causa disso fez duas birras durante o fim-de-semana. chorou a sério, como eu nunca vi. lágrimas a cair e a goela bem aberta. pela primeira vez fiquei angustiada a pensar: 'isto é horrível! ver um filho a sofrer e não puder fazer nada...'. só pensava nas mães que têm os filhos realmente doentes. glup!
consegui acalmá-lo adormecendo-o e dando-lhe biberão. no domingo já esteve melhor.
mas, por falar nisso, começou o dia com uma novidade: sem se rir para mim. pela primeira vez, não se riu quando o fui buscar à cama, nem depois. só passado uns bons minutos de ronha com o pai na nossa cama é que abrir o sorriso para mim. estava a ficar nervosa, confesso. é um empurrão. que raio é que eu fiz para ele não se rir? ai ai ai...