segunda-feira, 21 de outubro de 2013

primeiro dia de muuuitas coisas

este domingo foi um dia para marcar no calendário deste pequeno projecto de gente. aconteceu tanta coisa nova que me ponho a pensar se não é um exagero... se não estou a abusar da sorte (falo sobre disto mais tarde).
 
o dia mais calmo da semana (yeah, right!) começou com um berro 'estamos atrasados' e com um trajecto em excesso de velocidade até ao centro cultural olga cadaval para quê? para quê? o primeiro concerto deste puto! bem, cá fora da barriga pelo menos, porque assim que me lembre foi ao super bock super rock no verão passado e vibrou a bom vibrar com m.i.a..
fomos ver 'uma casinha que toca' com o mário laginha. apesar do ar de seita que aquilo tem, e refiro-me à trupe de paizinhos que por ali anda com os seus bebés de catálogo, o que nos foi alertado pela nossa companhia, foi giro. na verdade soube a pouco! correu bem, d.joão I andou a passear pelo palco e gostou particularmente de se instalar debaixo do piano do sr. mário. ao princípio este muito atento e quieto mas já perto do fim fartou-se do meu colo e zarpou pelo palco a dentro. não foi o único, vários bebés andaram à solta e ficaram hipnotizados pelos instrumentos. gostava de repetir mas acho que fica caro, além de que o primo zn já se ofereceu para dar concertos particulares aos primos todos.
 
já que estavamos longe de casa, almoçamos por ali, na nossa querida praia da adraga. querida pelo peixe e pela sobremesa de morangos, entenda-se, porque praia ventosa e pouco quente não é comigo! e aqui temos outra novidade: sua alteza real estreou-se a comer 'fora'. arrisquei tudo e não levei almoço para ele. comeu sopa de agrião (passada), uma dose de adulto quase inteira e com colher de sopa grande porque a dele já não dá vazão a tanta fome, depois marchou robalo grelhado e batata cozida, metam pão pelo meio e remata-se com fruta, esta sim minha, melhor, da nestlé.
eu fiquei parva com a facilidade com que ele se atirou à comida 'estranha', lambeu-se com a sopa, pois pudera, tinha sal! e o peixe também foi uma bela dose. este miúdo é uma boca santa como diz a minha mãe. é mesmo!
 


 
 
no regresso paramos no mercado de almoçageme para nos abastecermos de frutas e legumes para a semana: tomates chucha cherry - um vício!, romã, tangerinas, mangas, pêssegos - ainda!, cogumelos - outra vez! e flores, umas linda flores!
 
e isto tudo ele fez com sapatos, a outra grande novidade. já me custava vê-lo só de meias, a minha consciência materna já andava às voltas. tanto é que já anda de pantufas em casa. mas para a rua ainda ia só de meias, não sei se a querer adiar mais esta etapa, se a quer manter a sua veia bebé mais bebé. certo, certo é que com este tempo já não dava. as pés andavam frios e 80 cm de gente já não aguentam botinhas de lã. lá lhe calcei as botas-ténis que já tinha comprado há mais de um mês. custou a entrar, nitidamente não estou habituada, mas ficaram calçadas o dia todo sem problemas ou comichões.
até agora só tem este par de sapatos, por isso não vai ser difícil escolher o que calçar todos os dias eh eh
 
e se pensam que acabou, hã hã! ainda tive coragem para lhe cortar o cabelo. o pai bem tremeu e tentou destabilizar mas levei a minha avante. aqueles caracóis desfasados, rebeldes e mirrados estavam a fazer-me espécie. é que só cresceram atrás das orelhas! o resto do cabelo, tirando a bela da franja, não cresce. ver meia dúzia de cabelo a aparecer de lado não é a minha cena. vai de tesoura e caem os primeiros farripos. já está e não doeu. não ficou perfeito mas ninguém nota... acho eu.
guardei um caracol como manda a tradição e agora tenho um rapazinho em casa. fica tão giro! com mais ar de pirata. como é que uns fiapos fazem tanta diferença?
 
ainda houve tempo para muita brincadeira e palhaçada, como convém. e mais um fim-de-semana. para o próximo estamos longe dele, bem longe, pela primeira vez.