quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

aplicações

durante a gravidez e os primeiros meses de mãe socorri-me de duas aplicações para o telefone.
a primeira - 'what to except when you're excepting' -  fornece informação semanal sobre as várias fases de desenvolvimento de bebé. comparam a criança com peças de fruta, cada vez maiores, e vão dizendo o que está a acontecer, connosco e com o bebé. é giro monitorizar a coisa, mas acho que os livros (os poucos que li, que foram dois) foram mais interessantes. a vantagem é que temos sempre à mão um calendário grávido.
 
a segunda aplicação foi MUITO mais útil e importante. depois de descarregar duas ou três (grátis) que cumpriam os requisitos necessários, andei a testá-las até me decidir por uma - eat sleep.
o que é que isto faz? permite resgistar todas as fraldas+comidas+dormidas do bebé. é muito fixe porque dá descanso ao cérebro mirrado de uma recém-mamã e evita as folhas de papel com apontamentos espalhadas pela casa.
em relação às fraldas podemos escolher se é xixi, cocó ou os dois.
em relação às comidas podemos registar se foi mama, esquerda ou direita e quanto tempo de cada ou biberão, de leite em pó ou bombeado, que quantidade e a que horas.
em relação às dormidas, quanto tempo houve silêncio em casa.
ainda permite acrescentar notas diárias e fazer balancetes mensais.
o giro disto é que podemos obter informações tão importantes como quantas fraldas gastou o puto no dia 25 de janeiro, quantas horas dormiu na terceira semana de fevereiro e se fez cocó na quarta-feira.

fica prometido um post mais tarde com este tipo de balancetes. sim, ainda não apaguei a aplicação do meu iphone na expectativa de fazar balancetes de fraldas e cocós.