quinta-feira, 24 de abril de 2014

noites maléficas

anda chato para adormecer e dormir em geral.
 
faz birra quando o deitamos, apesar de estar de olhos fechados e cheio de sono ao nosso colo. põe-se de pé na cama e chora a bom chorar. um choro que é de birra, claramente. é forçado.
estas andanças faz com que adormeça bem mais tarde do que o costume. quando se cala ainda fica acordado muito tempo, queito e calado na cama, ou então em lengalengas, a brincar com a luz ou com os bonecos.
este truque já me enganou várias vezes. vou ao quarto buscar qualquer coisa ou simplesmente tapá-lo, ele quieto que nem um rato, e pimba, de repente mexe-se, abre os olhos e começa tudo outra vez.
 
também tem acordado durante a noite. e fica mais de uma hora a chorar, acordado, a querer começar a vida, não quer água, não quer chucha, não está molhado, não se cala. a custo, lá adormece depois do leite. no outro dia estivemos deitados mais de uma hora, eu adormeci e achei que ele também, mas vim a descobrir que estava enganada.
 
isto tem um problema. o facto de ele não estar habituado a dormir na nossa cama, ou até mesmo adormcer ao colo. nestas alturas, revela-se um ideal traiçoeiro. ele não sabe o que é bom, dormir com os pais, no quentinho do amor (manias de mãe decidida) e depois é um suplício adormecê-lo às 4h00. no outro dia, adormeceu em cima de mim, numa posição esquisita, como se tivesse tropecado em mim ou estivesse a tentar trepar.
 
o pai tem sido muito prestável, pondo em prática a nossa combinação do 'de noite vais tu, porque adormeces mais depressa'. obrigada, marido.
 
eu, como tenho muitas horas de sono em reservas, ainda não me ressenti, mas para quem está habituada a ter noites mais que santas, estas interrupções de sono são maléficas. mesmo quando se tem em mente que tudo é só uma fase.