quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

'patal'

cá em casa o natal é 'patal'.
o joão, que é um papagaio, repetiu a palavra assim, à primeira e desde aí que o natal é 'patal'. e tem sido bem especial. 
ele tem estado vidrado e muito contente com tudo o que remete para as luzes, as estrelas, as árvores e restantes decorações. anda sempre muito atento na rua a tudo o que são luzes e aponta para todo o lado. 
em casa pede para ligar as luzes da árvore assim que acorda. já o pai quer deixar as luzes ligadas a noite toda. tenho dois natalícios em casa. 
fala sempre da 'têlha xima' - estrela em cima da árvore, que foi posta pelo 'uão colho pai' - joão ao colo do pai. aliás sempre que vê uma árvores, olha para cima e aponta para a estrela. fanático! 

a nossa árvore está muito bonita, estou orgulhosa. depois de muita insistência do pai lá comprámos uma árvore a sério, com um 1.80m de altura! sigh! mas é elegante (alta e estreita), o que dá imenso jeito nesta casa. cheia de bolas vermelhas, bolas de pano vermelhas e brancas (compradas há séculos), estrelas e cogumelos de pano e luzinhas brancas e simples. linda! sou capaz de ficar horas a olhar para ela... desde que as luzes não estejam em modo frenético-rave-party.

e apesar de nos primeiros dias ter ido roubar umas bolas, agora nem se aproxima da árvore. respeitinho é bonito. 

este ano não vamos pôr os presentes de baixo da árvore antes do tempo, como temos vindo a fazer na nossa vida aldulta. queremos (re)começar a tradição de abrir os presentes no dia 25 de mannhã, de pijama, enquanto se comem as rabanadas com um copo de leite. e como já é de esperar, vai haver gestão cuidada na distribuição de presentes, porque tudo o que é avó e família vai perder a cabeça e entupir os miúdos de brinquedos. 

dado o estado avançado desta pança, demoramos muito tempo a resolver como vamos fazer. muitas condicionantes em jogo e eu sem vontade de tomar decisões. esta semana, depois de a avó preocupada não me querer a fazer viagens, lá se decidiu manter tudo na mesma. consoada em casa da avó, dia de natal em cascais. assim, todos ficamos descansados e não passamos sem o famoso perú da tia bé. aleluia!

agora é esperar que o senhor bebé se mantenha quentinho até ao dia de reis, eu prometo que me porto bem, só vou comer como se o mundo fosse acabar. 

 + o ursinho do primeiro natal do joão

 + a estrela e a little print art da violeta cor-de-rosa

+ a boa companhia do cavalinho da carrosel