quarta-feira, 4 de março de 2015

a dois sem os dois

no sábado à noite fomos sair os dois, pela primeira vez, sem os dois mais pequenos.
pensando bem, foi uma oportunidade que surgiu e que quisemos agarrar, acho que nem pensamos bem na coisa. deixar um bebé de dois meses assim, para ir a uma festa de aniversário? sim, estvámos mesmo a precisar de sair do universo bebé!

correu tudo bem, não se assustem. os gaiatos portaram-se lindamente, a avó sabe bem cuidar deles. se o mais novo ficou alimentado e a dormir, o mais velho já dá mais algum trabalho, mas o truque é sempre o mesmo. saímos de casa enquanto ele está a comer, distraído portanto. a avó diz que tem frio, nós fechamos a porta da sala e saímos às escondidas. 

desta vez sentimos que o estavámos a enganar, ficámos a pensar se não será melhor dizer que vamos sair e que já voltamos. melhor para a nossa relação, para o tal vínculo que é tão importante entre pais e filhos, é de certeza. mas ao mesmo tempo é mais difícil, porque (quase) de certeza que ele ia fazer birra, ia dizer que não, ia esticar os braços e refilar. e depois era a avó que o aturava. também não é justo fazê-lo 'sofrer', acho eu. 

da maneira que fizemos até agora, ele não sofre. pergunta por nós mas nunca fez fitas, fica na maior. mas por outro lado, acho que era importante ele começar a perceber que os pais têm outras coisas para fazer, que saem e voltam e que ele fica bem entregue. não sei...

acho que vamos começar a treinar esta 'competência' com pequenas saídas, tipo ir ao talho ou ao supermercado. ele sabe que não lhe mentimos, sabe que quando dizemos as coisas elas acontecem. fazemos questão que assim seja, sempre. é um dos pilares, senão mesmo O pilar da nossa relação. não há cá promessas de desenhos animados ou bolachas que depois não são cumpridas. e isto tem sido fundamental para a cooperação por parte dele, por isso acho que devemos mesmo avançar para o próximo nível.

em relação ao mini, soube bem mas também foi estranho. olhei mais vezes que o normal para o telemóvel, a controlar horas e eventuais mensagens da avó, que às tantas enviou uma a dizer 'relaxem!', mas também sei que é importante para nós pais darmos estas escapadinhas de adulto. 

vamos repetir, de certeza!