quarta-feira, 23 de setembro de 2015

aprender a dormir

quando veio da maternidade para casa o joão já dormia 6-7h de noite. aos seis meses dormia 12h. na minha cabeça nunca lhe ensinei isto, simplesmente ele era assim. sorte, muita sorte sempre me disseram. e eu acreditei e agradecia.

venha o cliché dos clichés que 'eles são todos diferentes' e toma lá um filho que aos oito meses acorda normalmente mais que uma vez durante a noite. sim, já fez noites inteiras, até já dormiu dez horas seguidas. mas o francisco está a questionar tudo o que eu (achava que) sabia fazer. 

ele sabe e consegue dormir uma noite inteira, pelo menos entre a meia noite e a manhã, já o fez alguns dias seguidos. mas desregula-se com facilidade e as noites são sempre uma surpresa. tipo rifas da quermesse. 

agora está a dormir desde as nove, mais coisas menos coisa, até à meia-noite, depois mama e é até às 6h. não é espectacular mas está a adormecer sozinho a seguir ao jantar. 
qualquer dia junta-se tudo, vamos por etapas e lá chegaremos. 

enquanto isso não acontece eu e o pai andamos a fazer curto circuito.