quarta-feira, 23 de setembro de 2015

as consequências de não dormir a sesta

no outro dia o joão não queria dormir a sesta. usei todos os truques, saquei dos trunfos e nada. o miúdo não queria dormir.

uma manhã no parque e almoço fora com a avó não foram suficientes para esgotar a energia do rapaz.

sem saber o que fazer mais, e vencida pelo cansaço, deixei a avó intervir. passado uns minutos vem do quarto com a chucha e o ó-ó, dizendo que iam para o lixo conforme combinado com o joão. ele tinha escolhido não dormir e sesta em vez dos seus tesouros. espantada, sorri e antevi a rambóia que ia ser o resto do dia.

logo ali ficou decidido que nesse dia ele ia dormir sem chucha e afins, tinha que ser coerente, eu, e tinha que aprender as consequências das suas escolhas, ele.
sem o pai por perto, previ uma batalha das grandes mas, novamente, enganei-me.

ao deitar perguntou por eles, quis saber e eu expliquei uma e outra vez que tinha sido a sua escolha, a avó tinha levado as coisas para o lixo. parou para pensar e aceitou. em menos de dois minutos estava a dormir. a rebentar de orgulho dei-lhe um melhor beijo de boa noite e saí de mansinho.

tenho aprendido tanto com o meu rapaz. e novamente tenho a certeza que estou, estamos, no direcção certa.