segunda-feira, 2 de novembro de 2015

natação

depois de um ano e meio a ir para dentro de água com um adulto, e apesar de a recomendação ser para continuar neste registo, decidi(mos) avançar para as aulas de natação sozinho. conhecendo o joão, tão físico que ele é, ia ser uma nulidade mantê-lo na aula dos bebés.

foi o melhor que fizémos. nunca o vi tão satisfeito, tão genuinamente interessado numa actividade, não ansioso pelos dias de piscina, tão empenhado. é incrível a alegria que ele aplica naqueles 45 minutos de muitos saltos, pirolitos e conquistas. em menos de três aulas já andava todo contente, sozinho e confiante, aos pulos, a ir buscar coisas, a boiar, a mergulhar, a bater os pés e a engolir água aos litros. de dia para dia consegue mais, vai ao fundo buscar brinquedos, fica de barriga para cima a boiar, mergulha para frente e não de pé, faz 'snorkeling' (quando o vi fazer isto, fiquei tão orgulhosa!).

vai sempre com a sua amiga v., colega da escola, que tem uma adoração por ele e faz birras monumentais quando ele não está. e é um delírio vê-los de mão dada, independentes, a irem para o banco esperar pelo professor pedro. nunca querem esperar no balneário, tal é a vontade de ir nadar. a excitação é tal que já tiveram que ser separados na aula por estarem a desestabilizar os outros. e nós, mães, ficamos a observá-los cá de cima, cheias de orgulho dos nossos bebés que viraram crianças num ápice.