quarta-feira, 18 de maio de 2016

memórias do verão passado

namorar na praia - joão
ondas em cabanas - joão 
francisco a mastigar
'anda comigo, mãe' 

encontrei estas notas numa mensagem guardada em rascunho desde as férias do verão passado. porque não me queria esquecer destes pequenos-enormes pormenores que fizeram daqueles dias de praia alguns dos melhores dias que já vivi.

o namoro que pegado com o joão na praia, enrolado na toalha depois do mar, a comer bolachas ou um iogurte, a enroscar-se... que maravilha de minutos ao sol.
e o dia em que fomos à praia de cabanas ter com os amigos, o dia em que o joão enfretou as ondas com uma alegria única e contagiante, com ganas e coragem, sem medos, e feliz, feliz. e vem-me à memória várias vezes a voz dele a dizer: 'granda onda, mãe! vistis?' e ria, ria. que feliz que ele estava.
e o mini aprendeu a mastigar, o meu bebé bochechudo a mastigar pão ou o que fosse era uma delícia de se ver. o mesmo olhar do irmão, surpreso e profundo, a descobrir as maravilhas da comida por conta própria. 
e ainda o joão a pegar-me na mão e a dizer 'anda comigo, mãe' e a levar-me para brincar, ou correr, ou apanhar conchas ou qualquer coisa que fosse. eu ia, sempre.

estas memórias pequeninas são gigantes no meu coração.

ps: estou lamechas porque o pai está fora há quase duas semanas e as saudades estão no auge.